quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ascaris Lumbricoides

MORFOLOGIA

MACHO: 20 a 30 cm. Extremidade posterior enovelada ventralmente.

FÊMEA: 30 a 40 cm. Extremidade posterior retilínea.

Os dois têm coloração branca e levemente rosada, pois se alimentam de sangue.

Lançam projeções da hipoderme na camada muscular, chamadas de campos.

Tipos: polimiário - quando há muitas células musculares entre os campos - Ascaris

meromiário - poucas células musculares entre os campos - Enterobius

holomiário - Trichuris trichiura

Ocorre principalmente em climas tropicais e subtropicais. São cosmopolitas. Preferem solos arginosos úmidos e aerosos. São geo-helmintos, ou seja, helmintos que tem HI, mas cuja maturação de ovos ou larvas se faz no solo.

HABITAT

Intestino delgado, principalmente jejuno e íleo.Machos e fêmeas vivem juntos. Podem ficar presos à mucosa, devido aos fortes lábios, ou migrarem pela luz intestinal.

CICLO BIOLÓGICO

Tipo monoxênico

Os ovos vão para o exterior junto com as fezes. Em condições favoráveis, como umidade, oxigenação e temperatura adequada, os ovos tornam-se embrionados em alguns dias. Há multiplicação das células germinativas, formando a promeira larva (L1). Depois vira a larva rabditóide (L2), que é a forma infectante e que é ingerida na água contaminada, por artrópodes, pássaros., poeira, ... No estômago, a casca é amolecida, vai para o intestino e é libertada no ceco. Penetra na parede intestinal, cai na circulação, vai para o fígado, coração, a. pulmonar e pulmão. Nos capilares pulmonares sofre metamorfose , muda de tamanho e L2 vira L3. L3 rompe os capilares e cai nos alvéolos, sofrendo outra metamorfose e se transformando em L4, de 1,5 mm.

L4 então sobe a árvore brônquica e pode ser eliminada junto com o catarro ou engolida e ir para o estômago. Depois vai para o intestino e no jejuno-íleo se transforma em L5, já adultos jovens. Depois de 60 dias alcançam a maturidade sexual, tornabdo-se adultos. Desde a ingestão até a eliminação dos ovos leva de 2 a 2,5 meses.

PATOGENIA

Ação espoliativa, pois os vermes consomem muitas proteínas, carboidratos, lipídios e vitamina A e C, levando o paciente a subnutrição e depauperamento físico e mental.

Ação tóxica, ação traumática e mecânica obstrutiva. Forma nódulos no intestino.

O Ascaris possui uma toxina, como a Hymenolepis nana, que provoca manifestações alérgicas, agindo no córtex cerebral, podendo causar meningite e ataques epiléticos. Causa também prurido nasal e cutâneo. Faz também o paciente ranger os dentes ao dormir.

SINTOMATOLOGIA

Ap. respiratório: pneumonia difusa com febre, bronquite ascaridiana, Sínd. de Loeffler (tosse, febre e eosinofilia elevada).

Ap. digestivo: cólica, dor epigástrica (ao redor do umbigo), má digestão, náuseas, perda de apetite, emagrecimento.

Sist. nervoso: meningite, nervosismo, excitabilidade e irritabilidade aumentada, insônia, convulsões

Metabólicas: hipoglicemia, déficit pôndero - estatural

Localizações ectópicas:

apêndice cecal - apendicite aguda

fígado - abscesso hepático

canal pancreático - pancreatite (fatal)

trompa de Eustáquio - otite

ouvido médio - otite

TRATAMENTO

Aspiração gástrica, óleo mineral para tentar desmanchar o bolo de Ascaris, cirurgia, sais de piperazina (Pyn-pan), Mebendazol, Albendazol,...

DIAGNÓSTICO

CLÍNICO: Difícil. Dores abdominais, abdome abaulado, cólica, vômitos,...

LABORATORIAL: Pesquisa de ovos nas fezes, por método da sedimentação espontânea ou por centrifugação.

PROFILAXIA

Educação sanitária, construção de fossas, tratamento em massa da população periodicamente durante 3 anos consecutivos, proteção dos alimentos contra poeiras e insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário